O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registrou mais de 6,38 milhões de inscritos para a edição de 2019. As inscrições terminaram na última sexta (17), mas os participantes podem pagar a taxa de R$ 85 até o dia 23 de maio.
No ano passado, 6,7 milhões de pessoas se inscreveram, no entanto 5,5 milhões foram confirmadas após o prazo final para o pagamento da taxa. As provas serão em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
O exame é disponibilizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). No total, em 21 edições, o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições.
O exame viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.
PROVAS
Neste ano, as provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. No dia 3, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão cinco horas e 30 minutos.
Já no dia 10, os estudantes terão cinco horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática. Os gabaritos das provas serão disponibilizados até o dia 13 de novembro. O resultado final ainda não tem data definida.