Em solenidade realizada nesta quarta-feira (21) na Prefeitura confirmou anúncio feito pela Rede Sul de Notícias no dia 3 de outubro de 2008 de que a rede de supermercados Wal-Mart, maior varejista do mundo, vai investir em Guarapuava.
Na transmissão direta das emissoras de rádios ligadas à Prefeitura, foi divulagado que o grupo americano vai investir R$ 22 milhões com a construção de uma loja de 5 mil metros quadrados, gerando 100 empregos diretos. O anúncio feito pelo prefeito Fernando Ribas Carli no seu gabinete, contou com a presença de diretores do grupo, do reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanete, do presidente eleito da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), José Divonzil da Silva, entre outras autoridades.
As negociações para a instalação do Wal-Mart em Guarapuava começaram em 2008 e foram anunciadas em panfleto espalhado pela cidade no "apagar das luzes" da campanha eleitoral do então candidato a deputado estadual Fernando Carli Filho. Surge novamente, agora de forma oficial, em mais um ano eleitoral.
Há dois anos, além da opção de compra do terreno, de 12.400 metros quadrados, nas proximidades do viaduto de acesso à cidade, onde existia a atinga Comagril, a empresa apresentou na Prefeitura o croqui da futura loja. A definição do local aconteceu após várias visitas de representantes da empresa à cidade. A unidade de Guarapuava faz parte de um projeto de expansão da Rede Wal-Mart.
O plano de expansão da “gigante” dos supermercados contempla Guarapuava com base num estudo de viabilidade sócio-econômica, levando em conta a localização do Município e as condições para emprego de mão de obra.
O Maxi Atacado atenderá Guarapuava com um modelo de loja específico, voltado a abastecer estabelecimentos como minimercados e restaurantes, além de atender a pessoas físicas.