22/08/2023
Cotidiano Paraná Região

Quíntuplos: bebês ganham peso no hospital e passam bem

Luis Fernando - pai dos quíntuplos - falou com exclusividade ao Portal RSN sobre a saúde dos filhos que devem sair em novembro do hospital

anieli e luis

Quíntuplos nasceram no dia 2 de setembro e permanecem na UTI neonatal, onde ganham peso (Foto: Reprodução)

Os quíntuplos de Chopinzinho que nasceram na noite do dia 2 de setembro no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, passam muito bem. A notícia foi confirmada com exclusividade durante entrevista ao Portal RSN.

De acordo com Luis Fernando Araújo, de 33 anos e Aniele Kurpel de 24 anos, os bebês permanecem na UTI neonatal para ganhar peso. “Estamos todos bem graças a Deus, e os bebês estão ótimos, desenvolvendo a cada dia”, afirmou Luis.

Assim, os irmãos Antonella, Laura, Tiago, Jhordan e Luiz Henrique permanecem no hospital até o fim de novembro, quando podem receber alta. “Eles estão no hospital ainda, ganhando peso. Acreditamos que, até o final de novembro eles saiam da UTI neonatal”.

Anieli, Luis Fernando e o filho Davi Lucas de 6 anos no último fim de semana (Foto: Arquivo Pessoal)

Luis Fernando explicou que não tem fotos dos bebês por uma questão de segurança com a saúde dos filhos.

O hospital tem uma política bem restrita com relação a fotos devido ao alto risco de contaminação transmitido pelos celulares. E como são prematuros é um risco muito maior.

GANHO DE PESO

Mesmo sem fotos da para imaginar como estão os bebês. Isso porque eles engordaram bastante desde o nascimento. Vamos relembrar: a Antonella Kurpel Araújo nasceu com 1.045 kg e está pesando 1.705 kg; a Laura Kurpel Araújo tinha apenas 950 gramas e já está pesando 1.685 kg.

Agora os meninos: o Tiago Kurpel Araújo, nasceu com 1.110 kg e está com 1.960 kg; o Jhordan Kurpel Araújo tinha 1.170 kg e agora está com 1.815 kg. E o Luis Henrique que nasceu com 1.270 kg já atingiu 1.960 kg.

Abaixo, assista o vídeo gravado esta semana, onde Luis e Anieli falam um pouco da rotina dentro do hospital e da saúde dos bebês.

AJUDA

Luis Fernando de Araújo e Anieli Kurpel de Araújo permanecem em Campo Largo. Os bebês permanecem sob os cuidados da equipe multiprofissional do Hospital. De acordo com Luis, a criançada está usando muita fralda neste momento.

E futuramente também vão consumir muito leite, além de cuidados que todas as crianças precisam nos primeiros meses de vida. Só que neste caso, tudo é multiplicado por cinco. Por isso, a família pede a ajuda de quem puder contribuir com a ‘vakina online’.

Conforme Luis, a ideia é arrecadar o máximo possível, para que com essa reserva, não falte nada aos bebês.

Luiz Henrique nasceu empelicado com 1.270 quilos (Foto: Reprodução/Instagram)

RELEMBRANDO A GRAVIDEZ E O PARTO

Quando Aniele Kurtel completou 22 semanas de gestão, ela foi transferida para o Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Assim, desde 22 de julho, Anieli recebeu no Hospital, assistência médica ampliada devido à raridade da gestação.

Conforme Luis Fernando, Anieli faria um exame na tarde de segunda (2 de setembro). Entretanto, o nascimento poderia ocorrer a qualquer momento. Porém por questão de segurança dos bebês e da própria Anieli, no mesmo dia, os médicos optaram por fazer o parto. Assim, com gestação de 28 semanas e cinco dias, os bebês nasceram com saúde e peso médio de mais de um quilo.

Um dos meninos, Luiz Henrique, nasceu empelicado. É uma condição rara entre os partos, que é quando a bolsa amniótica que abriga o bebê dentro da barriga não é rompida durante o trabalho de parto. No perfil criado pelos pais no Instagram, eles disseram:

Hoje foi o melhor dia de nossas vidas, o nascimento dos primeiros quíntuplos do Paraná, nossos amados filhos.

(Foto: Reprodução/Rádio Chopinzinho FM)

TRANSFERÊNCIA

Os quíntuplos nasceram pouco mais de um mês depois da transferência de Anieli para o Hospital do Rocio. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o acompanhamento da gravidez foi por meio do SUS. Incluiu
consultas e exames em Chopinzinho e em Pato Branco.

Assim, Aniele fez o pré-natal na Rede Materno Infantil do Paraná. Também foi assistida na Atenção Primária à Saúde, e pelo Consórcio Intermunicipal e Referência Hospitalar de Alto Risco. Todavia, com a evolução da gestação, avaliada a condição de saúde da gestante e previsão de nascimento dos bebês, foi estabelecido um plano de cuidados, entre eles, a transferência de Aniele para Campo Largo.

Ela foi transferida em helicóptero aeromédico da Secretaria Estadual da Saúde. Isso porque a viagem de carro, com distância de 400 quilômetros, poderia trazer risco para a gestante e para as crianças.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.