Desde o segundo semestre de 2019, o PTB vem anunciando que a intenção é ter candidaturas majoritárias em cidades do Paraná. De acordo com a proposta também as cidades de pequeno porte estão incluídas. Assim, o município de Pitanga está inserido nesse cenário e o partido já se prepara para as eleições deste ano.
De acordo com o historiador e professor Roberto Guimarães, partidos de oposição à atual administração se preparam para construir uma nova opção. “Queremos uma administração com base no planejamento, diferente da atual”. Roberto Guimarães é presidente do PTB.
Município com cerca de 30 mil habitantes, segundo estimativas de 2018 do IBGE, Pitanga possui cerca de 20 partidos organizados. “Queremos atrair boa parte desses partidos”, diz o vereador André Luiz de Oliveira. Hoje filiado ao PL, o vereador espera a ‘janela partidária’ para mudar de sigla. Ele acena com a possibilidade de ir para o PTB. Assim, o seu nome já é cogitado para ser o pré candidato à sucessão municipal.
Outro alvo dos partidos que já estão se articulando para a composição da frente está na Câmara de Vereadores. O Legislativo Municipal é composto por 13 vereadores, dos quais, nove forma a bancada situacionista e quatro estão na oposição. “A nossa aposta é reverter essa situação”.
André e Roberto visitaram a sede do Portal RSN, acompanhados pelo assessor do deputado federal Aliel Machado (PSB), Lizandro Vieira.
Leia outras notícias no Portal RSN.