22/08/2023


Paraná Saúde

Sesa alerta para risco de transmissão de sarampo no PR

Embora a quantidade de notificações e casos confirmados de sarampo tenha reduzido, ainda existe potencial de transmissão. Vacinação deve ser ampliada

sarampo_2-1

Sesa alerta para risco de transmissão de sarampo no PR (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou um novo Informe Epidemiológico do Sarampo a noite dessa quinta (23). São 1.017 casos confirmados da doença desde agosto de 2019, quando o sarampo reapareceu após mais de 20 anos sem registro no estado.

Conforme a Sesa, nesse informe aparecem 15 casos confirmados a mais que o da semana anterior. Destes, apenas um é novo, do município de Curitiba. Os demais 14 foram resultados positivos de amostras que estavam em análise na Fiocruz.

Os municípios que tiveram aumento no número de confirmados são Paranaguá (1), Colombo (3), Curitiba (9), Pinhais (1) e União da vitória (1).

MUNICÍPÍOS

No Paraná 46 municípios têm registro de casos confirmados de sarampo. A maior parte dos casos estão localizados em Curitiba e na Região Metropolitana. Assim são 922 na 2ª Regional de Saúde, sendo 611 somente na Capital.

VACINAÇÃO

As pessoas entre seis meses de vida e 59 anos devem ser vacinadas. Crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias recebem a dose zero. Por fim, a população com idade entre um e 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo