A vacinação de professores das redes pública e privada, e adultos de 55 a 59 anos começou nessa segunda (18) em Guarapuava. As equipes da Secretaria de Saúde estarão oferecendo a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta. No Cisgap, a exceção é apenas nas quintas.
Para evitar aglomerações e aplicar as medidas de distanciamento social de prevenção a Covid-19, vão ser distribuídas senhas, conforme ordem de chegada. Essa é a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, criada pelo Ministério da Saúde. Nas fases anteriores, mais de 14 mil pessoas foram vacinadas no município e 43 milhões de pessoas já foram vacinadas no Brasil.
A terceira fase da campanha foi dividida em duas etapas: a primeira com foco nas pessoas com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; e mães no pós-parto (até 45 dias). Agora, é a vez dos professores das escolas públicas e privadas, que devem apresentar o crachá funcional para comprovar o vínculo com alguma instituição, e dos adultos de 55 a 59 anos.
Conforme o secretário-substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, todas as pessoas que fazem parte dos grupos da primeira e da terceira fase, e que ainda não se vacinaram, podem procurar um dos 41 mil postos de saúde. “A vacina não protege contra a covid-19, mas sim contra três tipos de vírus influenza, responsáveis por síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves”.
Além disso, o Ministério da Saúde tem recomendado que estados e municípios intensifiquem a divulgação da campanha e a importância da vacinação.
VACINA
Até o momento, 63,2 milhões de doses da vacina já foram distribuídas aos Estados para garantir a imunização do público-alvo. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 5 de junho e a meta é alcançar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.
Além disso, é importante ressaltar que a escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Leia outras notícias no Portal RSN.