22/08/2023



Economia

Empresas oferecem descontos para turista que visitar o litoral do Paraná

O período de março a novembro marca uma mudança de cenário no litoral do Paraná, com a redução, considerável, do fluxo de turistas, se comparado aos picos da alta temporada. Para incentivar o aumento do número de visitantes nos municípios que compõem a faixa litorânea paranaense, durante a baixa temporada, será lançado nesta quinta-feira, dia 28, o Passaporte Litoral do Paraná, no Hotel Camboa, em Paranaguá, às 8h30.
Criado com a ideia de representar um documento de passaporte, que permite ao turista conhecer belezas e atrativos de um país, o Passaporte Litoral do Paraná reuniu 58 empresas que aderiram à iniciativa e programaram descontos, que vão de 5% a 50%, em seus produtos e serviços. As opções ofertadas, com redução de valores, passam pelo turismo de aventura, ecoturismo, turismo cultural, turismo gastronômico, turismo religioso, turismo náutico, turismo de pesca, turismo de negócios e eventos, e turismo de lazer sol e praia.
Quem descer até o Litoral poderá pegar o Passaporte nas cabines da praça de pedágio da Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral. A distribuição acontece a partir desta sexta-feira, dia 29, e nos sábados e domingos de outubro e novembro.
O Passaporte Litoral do Paraná também estará disponível nos postos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), nas bases da Ecovia localizadas nos quilômetros 35 e 11 (sentido Paranaguá) e no quilômetro 62 (sentido Curitiba). Ao todo, 50 mil Passaportes foram impressos.
Com o Passaporte em mãos, o turista poderá utilizar os cupons em restaurantes, pousadas, hotéis, camping, passeios de barco, atividades de ecoturismo (como trilhas), posto de combustível e lojas, nos municípios de Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Cada cupom poderá ser utilizado apenas uma única vez. Assim, ao ser apresentado na empresa, o Passaporte será carimbado indicando que o desconto já foi utilizado.
Idealizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), com o apoio do Sebrae/PR e da Ecovia, o Passaporte Litoral do Paraná tem como objetivo diminuir a sazonalidade característica da baixa temporada, além de divulgar os produtos e serviços oferecidos pelas empresas do litoral. Os cupons são válidos em 2010, até novembro, e de março a novembro de 2011, exceto em feriados.
Segundo o presidente da Adetur Litoral, Carlos Cesar de Paula Gnata, a maioria dos empresários estabelecidos no litoral está há mais de dez anos no mercado, tempo suficiente para compreender as variáveis que incidem no negócio. “Nós já temos um know-how que, para trazer o turista para o litoral na baixa temporada, é preciso ter um estímulo, que pode ser até com a realização de festas e eventos. Porém, isso tem um custo e é difícil você realizar isso todo mês, em sete municípios”, diz o presidente da Adetur Litoral. Uma das soluções, de acordo com Gnata, foi oferecer aos visitantes descontos e brindes, que vão além da questão da hospedagem e gastronomia.
Entre a proposta para a criação do Passaporte e sua viabilidade foi necessário um ano de articulação com empresários. “A proposta era ter, no mínimo, 26 empresas. Conforme nós começamos a fazer as reuniões e abrir a ideia, mais empresários aderiram. Nós aproveitamos a experiência que a Adetur adquiriu na questão da regionalização do turismo e, com esse conhecimento, conseguimos envolver empresários dos sete municípios do litoral”, diz Gnata.
Ainda de acordo com o presidente da Adetur, o objetivo é lançar a segunda edição do Passaporte em 2011, no início da baixa temporada, em março, e, também, aumentar o número de Passaportes impressos. “Para isso, vamos buscar mais parcerias, com as prefeituras, por exemplo, pois o aumento de número de turistas, também aumenta a arrecadação dos municípios durante esse período. E os empresários que não entraram nessa edição, que possam entrar na próxima”, afirma.
Com uma rica culinária, história e cultura, baías cheias de encantos e montanhas cobertas de mata atlântica, o litoral do Paraná reúne opções de hospedagens convidativas e atrações para todos os gostos e bolsos, com opções voltadas, também, ao entretenimento. A região ainda possui unidades de conservação que protegem inúmeras espécies da fauna e flora, bem como porções de biomas que podem ser observadas somente nessa região e que são alvo de diversos estudos elaborados por pesquisadores nacionais e internacionais.
Na avaliação da consultora do Sebrae/PR, Patricia Albanez, as baixas temperaturas não são impeditivo para desfrutar das belezas e atrativos do Litoral. “O Passaporte, que é gratuito, vai contribuir para divulgar para os turistas as opções de atividades, que vão além de sol e praia, nos meses de março a novembro, minimizando assim a sazonalidade nesse período. Também aderiram à proposta duas agências que fazem receptivo no Litoral”, observa Patricia Albanez.
“O Passaporte Litoral do Paraná é importante para incentivar o turismo e o comércio do litoral paranaense, principalmente fora da temporada de verão”, afirma o diretor-superintendente da Ecovia, Evandro Couto Vianna.
O Passaporte Litoral do Paraná será lançado em Paranaguá, nesta quinta-feira, dia 28, às 8h30, no Hotel Camboa, que fica na Rua João Estevão, s/n.

Atrativos o ano inteiro
De acordo com Patricia Albanez, a criação do Passaporte é um reflexo das ações propostas no Projeto Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro, uma iniciativa do Sebrae/PR, Secretaria de Estado do Turismo (Setu), empresários, prefeituras municipais e outras entidades, que, desde 2005, uniram esforços para potencializar o turismo no litoral paranaense e transformá-lo em um produto atraente não apenas na temporada.
“Sempre realizamos ações de divulgação do Litoral, como destino turístico, nos principais eventos de turismo. Essa será a primeira ação realizada visando atingir o público direto, o consumidor final. Assim, o Passaporte complementa toda a iniciativa que já vem sendo realizada com o Projeto”, diz Patricia Albanez.
Entre as ações desenvolvidas no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro estão capacitação e consultoria para gestão, tecnologia e inovação, desenvolvimento das atividades turísticas, cooperação e associativismo; ações de mercado; e estruturação, avaliação e monitoramento do projeto e, ainda, a organização das micro e pequenas empresas instaladas na região, tornando-as mais profissionais e competitivas.
A instituição da Adetur Litoral, organização que recebe o apoio do Sebrae/PR, vem trabalhando em diversas frentes, entre elas a integração dos empresários para trabalharem de forma cooperada e ações de mercado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo