A cultura, assim como todos os outros setores, precisou se reinventar e se adaptar durante a pandemia de covid-19. Por isso, em 2020, o Festival de Teatro da Unicentro (Feteco), não vai ocorrer presencialmente, devido as medidas de segurança para evitar o contágio pelo vírus. Desse modo, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Diretoria de Cultura da universidade vai promover uma retrospectiva do Festival para relembrar alguns dos espetáculos.
O intuito do festival é visibilizar as artes teatrais como informa a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira. “Já são 22 anos de Festival. Esse que durante duas décadas encantou a comunidade de Guarapuava com peças nacionais para adultos e crianças”.
EM 2020
Essa edição do Feteco contará com uma novidade: o 1º Ciclo de Leituras Dramáticas. O Ciled é um projeto virtual que surgiu para que o Feteco possa ocorrer em meio ao isolamento social. A Unicentro convida toda a comunidade a participar lendo textos que podem ser inéditos, autorais, ou de qualquer escritor ou poeta. O leitor deve citar a fonte. Cada participante poderá inscrever apenas uma obra, mas a leitura poderá ser feita por mais de um leitor.
O participante vai receber o link do encontro assim que efetivar a inscrição. Os textos devem ser literários, a leitura não pode ultrapassar oito minutos. Além disso, haverá uma seleção para averiguar se seguem o regulamento. Os leitores interessados em participar do ciclo deverão inscrever seus textos até 2 de novembro.
Conforme a diretora de cultura, a expectativa é que “esse evento propicie a comunidade um momento de fruição artística e que promova um alívio nesses tempos tão pesados de isolamento social”.
No dia 18 de novembro de 2020, às 19h30, os participantes vão fazer a leitura pela plataforma Google Meet. Os interessados em assistir podem acompanhar o festival pelo Youtube. O regulamento da atividade e o formulário de inscrição estão disponíveis no Instagram da Dirc.
Leia outras notícias no Portal RSN.