A união das lideranças paranaenses e da bancada federal do Paraná será um dos maiores desafios da senador eleita Gleisi Hoffmann (foto) em Brasília. A afirmação foi feita pela própria Gleisi à RSN durante a sua estadia em Guarapuava no sábado (20) quando cumpriu uma agenda concorrida.
Ela citou como exemplo concreto da possibilidade dessa união de politicos, independente, de siglas partidárias, a consolidação do campus da Universidade Tecnológica Federal em Guarapuava. A luta liderada pelo deputado federal Cezar Silvestri (PPS) agregou lideranças da sociedade civil organizada, a Universidade Estadual da Centro-Oeste (Unicentro) que cedeu temporariamente suas instalações possibilitando o início das aulas já em 2011, e de políticos de outros partidos.
"Quando todos trabalham unidos e ajudam a sociedade se beneficia", disse a senadora eleita. De acordo com Gleisi, o Brasil está caminhando para essa mudança de cultura política a partir do Governo Lula.
"O Lula está fazendo um governo muito republicano. Ele (Lula) foi muito didático nesse sentido. E essa união de partidos em prol de projeto maior não quer dizer que as pessoas vão deixar de ter diferenças. cada um segue a sua linha política, mas há coisas que precisam ser feitas juntos", observa.
Gleisi lembrou também que Silvestri já destinou recursos de R$ 3 milhões oriundos de uma emenda individual para o início das obras da Universidade e outros recursos estão sendo gestionados junto ao Ministério da Educação para a obra orçada em R$ 10 milhões.
"Numa reunião que tive com o Ministério da Educação liberamos esse recurso da emenda do deputado Silvestri para que as obras sejam iniciadas", anunciou.
A obra deverá construída numa área na localidade de Guabiroba ou na saída para o distrito de Guairacá. Um dos terrenos é de propriedade do empresário Odacir Antonelli.