22/08/2023
Brasil Política

TSE recomenda que eleitores com sintomas da covid-19 não votem

As recomendações sanitárias do TSE se estendem a mesários, colaboradores e policiais militares. Ausência deve ser provada e justificada

Fachada do edifício sede do STF

TSE recomenda que eleitores com sintomas da covid-19 não votem (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que os eleitores que apresentem sintomas da covid-19 não votem neste domingo (15). Entretanto, eles devem provar o motivo da ausência. Desse modo, justificando em até 60 dias após o pleito.

Conforme o Diário do Nordeste, as regras fazem parte do Plano de Segurança Sanitária. O TSE elaborou o plano para as dois turnos das eleições municipais.

PLANO DE SEGURANÇA

Assim, o planejamento tem como objetivo reduzir os riscos de propagação da covid-19. E também não se restringe aos eleitores. Além disso, as regras se aplicam também a mesários, colaboradores, técnicos, carregadores de urna, motoristas e a Polícia Militar.

JUSTIFICATIVA

Como nem sempre é possível comparecer à seção eleitoral, as pessoas que precisam justificar o voto podem fazer de dois modos. O primeiro é indo em uma mesa receptora de justificativa ou em uma seção eleitoral comum, portando um documento oficial com foto. Além disso, o interessado deve informar o número do título de eleitor e preencher um formulário.

Entretanto, conforme o TSE, é preferível que os eleitores que pretendem justificar, utilizem o aplicativo e-Título. Dessa maneira, justifiquem das 7h às 17h do dia da eleição. Isso porque ele funcionará como uma mesa receptora de justificativa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.