O Canil Municipal acolhe diversos cães que estão em situação de rua e os prepara para receberem um novo lar. Atualmente o espaço cuida de 190 animais, destes 130 estão castrados, vacinados e aptos para encontrarem um dono.
De acordo com o médico veterinário responsável pelo Canil, Eros de Souza Ferreira, os cachorros que vão para o canil, normalmente estão machucados.
“Os animais que estão aqui chegam através de ocorrências, então a nossa van vai e resgata esses animais, normalmente estão machucados, atropelados então trazemos esses eles para o canil. Onde tomamos todos os cuidados para eles ficarem saudáveis e serem adotados”.
ACOLHIDA
Ao chegarem ao canil, os animais passar por uma avaliação e uma quarentena em um local separado. Nesse período, os veterinários fazem exames para que possíveis doenças sejam tratadas. Posteriormente, eles cuidam dos animais, os castrando e apresentando para adoção.
Enquanto aguardam a adoção os animais recebem cuidado de um Médico Veterinário e quatro funcionários, responsáveis pelos cuidados, limpeza e manutenção do local. Para garantir a saúde dos cães, além de atendimento médico e comida, eles possuem uma área de enriquecimento ambiental, para fazer de exercícios.
COMO ADOTAR
Além disso, os guarapuavanos que desejam adotar um cachorro devem possuir alguns pré-requisitos que garantam a viabilidade da adoção e a segurança dos animais. Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, os interessados devem possuir mais de 18 anos e assinar um termo de compromisso assumindo a responsabilidade pela vida e saúde do animal, garantindo um bom tratamento.
“Nós pedimos à população que venha até o canil e adote, esses animais precisam de um lar e as pessoas vão ganhar mais uma companhia para passar a quarentena”.
Leia outras notícias no Portal RSN.