Os contribuintes de Guarapuava devem ficar atentos ao prazo para pagamento do IPTU 2021 (Imposto Predial e Territorial Urbano). A Prefeitura já está preparando a emissão dos boletos deste ano.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, o boleto será entregue pelos Correios, a partir do fim de fevereiro. Contudo, devido à pandemia, os boletos terão data de vencimento para 11 de maio. Isso para a primeira parcela e para pagamento em cota única (com desconto de 5% sobre o valor do imposto).
ENTREGA DOS BOLETOS
O decreto de lançamento já foi efetuado e os boletos estarão disponíveis a partir de março. Assim, será possível imprimir no site da prefeitura. De acordo com o o diretor do Departamento de Arrecadação e Fiscalização, Luciano Araújo Silveira, este é um recurso próprio, que deve ser investido por lei.
No mínimo 40% entre 15% na saúde e 25% na educação, auxiliando na infraestrutura da cidade, é o imposto que retorna para o contribuinte em serviços no município.
Entretanto, quem não receber o carnê da cota única pelos correios ou tiver alguma dificuldade para acessar a internet para emissão das parcelas, também pode optar por retirar o boleto para pagamento no Paço Municipal.
Ainda, os moradores podem pagar o IPTU nas agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Lotéricas e Santander. O contribuinte pode optar pelo parcelamento em oito vezes, com a primeira vencendo em maio e a última parcela em dezembro.
Por fim, a prefeitura ainda ressalta que o não pagamento, além de contabilizar o débito como dívida ativa, pode resultar em protesto, ou em execução fiscal por parte do município.
Leia outras notícias no Portal RSN.