22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Imponente, urutau faz ‘visita surpresa’ ao Shopping Cidade dos Lagos

A ave ameaçada de extinção conhecida por se camuflar com facilidade e pela postura estática, fez um pit stop na entrada principal do shopping

DESTAAQUE URUTAU

Imponente, urutau faz ‘visita surpresa’ ao Shopping Cidade dos Lagos (Foto: Luciano M. Abilio)

*Reportagem com vídeo

O shopping Cidade dos Lagos recebeu uma visita inesperada e ilustre no fim da manhã desta quarta (17). Um urutau resolveu pousar em um pedestal organizador de fila que fica perto da portaria. O pássaro conhecido pela beleza exótica e postura estática, escolheu a portaria principal do shopping para fazer um pit stop.

E diferente do que ocorre na natureza, aqui ele chamou muita, mas muita atenção mesmo. É que o bichão tem hábitos noturnos e é conhecido por se camuflar com facilidade. A ave corre o risco de extinção, devido a destruição do habitat natural, com a derrubada das matas para criação de gado, para plantio e incêndios criminosos.

A visita surpresa terminou com a captura do urutau por uma equipe do IAP. Por fim, a ave retornou para a natureza no Parque das Araucárias.

ASSISTA ABAIXO, O VÍDEO DA CAPTURA DO URUTAU

(Vídeo: Rafael Matheus)

O URUTAU

A ave que tem hábitos noturnos também é chamada de mãe-da-lua e emenda-toco. É uma ave que utiliza muito bem a plumagem para se camuflar. Assim sendo, dependendo de onde ele para, como um tronco de árvore por exemplo, ele pode ficar quase imperceptível num primeiro olhar.

As cores e a postura estática do passarinho que dificilmente se assusta, o ajudam a se camuflar na natureza. De acordo com as informações, o animal se alimenta basicamente de insetos que apanha em pleno voo, em especial os grandes. Porém ele pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros. O passarinho alcança cerca de 37 centímetros fora a cauda. E não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

CRENÇAS POPULARES

O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Conforme os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e o canto triste se assemelha a “foi, foi, foi…”.

De acordo com uma lenda, o pássaro seria uma mulher que perdera o amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Contudo, existe também a crença de que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo