A vacinação continua a todo vapor no Paraná. De domingo a domingo a campanha continua nos 152 municípios e nas 21 regionais de Saúde do Estado. Nesse último fim de semana, 47.873 doses foram aplicadas, o número representa 6% do total de doses aplicadas no Brasil nos dois dias entre a sexta (9) e o domingo (11).
Em Guarapuava, a Secretaria de Saúde aplicou 1.295 doses de primeira dose vacina contra a covid-19 no sábado (10). As unidades integram o lote de 1.410 vacinas que chegaram ao município no sábado (3). O chefe da Vigilância Epidemiológica Hiagor Silva, comemorou os números alcançados.
Então, é uma grande alegria saber que um grande número de guarapuavanos receberam a primeira dose da vacina em um único dia. Portanto, nós temos temos plena capacidade de imunizar o maior número de pessoas por dia graças à estrutura montada e organização da campanha. Assim, quanto mais doses o Governo Federal enviar, mais rápido vamos proteger nossa população.
MAIS IMUNIZAÇÃO
Entre as regionais que mais aplicaram doses no fim de semana estiveram Londrina (8.829 doses aplicadas), Região Metropolitana de Curitiba (6.566 doses) e Maringá (6.055 doses). Dessa maneira, a recomendação atual do Estado é de que não se estoquem as vacinas recebidas para ampliar o percentual de paranaenses já vacinados. Portanto, imunizando também aos finais de semana, os municípios ajudam a manter esse fluxo contínuo.
Nossos vacinadores têm décadas de experiência e temos disponíveis 1.850 salas de vacinação em todo o Paraná. Sendo assim, se tivermos vacina para todos, conseguiremos vacinar de 150 a 200 mil pessoas por dia. Aliás, essa é nossa meta. Lutamos contra o tempo, porque quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido elas ficam imunizadas e, assim, menos leitos de hospital elas ocupam. Com a imunização, as pessoas têm uma evolução menos grave da doença. Então, muitas pessoas criticam a campanha, mas são 47 mil pessoas imunizadas em um final de semana.
No Paraná, 95% dos municípios ultrapassaram a marca de 80% de aplicações da primeira dose das vacinas que receberam, sendo que apenas 21 cidades ainda não atingiram esse índice. Até a tarde da segunda (12), os profissionais já aplicaram 1.643.335 doses, com 1.305.029 pessoas vacinadas com a primeira dose e 338.326 que já receberam a dose de reforço.
Sendo assim, as doses aplicadas já chegaram a 12,49% da população total do Paraná, e a 28,1% dos grupos prioritários previstos no plano de vacinação – que estimam cerca de 4,6 milhões de pessoas. Dessa maneira, a etapa de vacinação atual está aplicando as primeiras doses em pessoas de 65 a 69 anos, quilombolas e profissionais da segurança pública. Além disso, as segundas doses para quem já completou o intervalo de tempo recomendado.
Leia outras notícias no Portal RSN.