A agenda do prefeito Celso Góes na Secretaria de Estado da Saúde trouxe definições para Guarapuava. Durante as emana, acompanhado pelo deputado Artagão Junior, Góes avalizou a criação do consórcio intermunicipal de saúde. De acordo com o parlamentar, hoje existem quatro consórcios em Regiões próximas.
Conforme a proposta do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, haverá a unificação com a base em Guarapuava. “A estrutura toda ficará concentrada numa só. Com isso, haverá redução dos custos administrativos, e potencializará o atendimento à população regional”.
O consórcio também será o responsável pela gestão do Centro de Especialidades. Criado para se tornar a referência no atendimento de saúde, o CE se destina a atendimento especializado de média e alta complexidade, para 20 municípios da Região.
INAUGURADO HÁ CERCA DE DOIS ANOS, CE AINDA ESTÁ FECHADO
Entretanto, embora tenha sido inaugurado no fim de 2019, o Centro de Especialidades ainda encontra-se sem utilidade. Em julho de 2020, o então prefeito Cesar Filho pediu a transferência temporária do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap) para lá. Porém não houve retorno.
De acordo com a audiência na Sesa, tudo indica que a criação do novo consórcio vai se concretizar. Conforme disse Artagão Junior ao Portal RSN, na próxima semana uma equipe da Saúde estará em Guarapuava e Região. “A vinda será para finalizar a criação do consórcio e o funcionamento do Centro de Especialidades”.
Leia outras notícias no Portal RSN.