O primeiro trecho da pavimentação da Rodovia Vereador Miguel Picheth (PR-364) foi entregue hoje (3), pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A estrada liga os municípios de Irati e São Mateus do Sul, no Centro-Sul do Estado. A obra que iniciou em 2019, está 35% concluída.
Cerca de 20 km em um trecho que sai de Irati e segue até o trevo conhecido como Marmeleiro, de onde parte a PR-990, estrada que liga a rodovia ao município de Rebouças. Portanto, a pavimentação vai chegar a 49 km de extensão. Além disso, é uma reivindicação antiga dos moradores locais para potencializar o desenvolvido da Região.
Então, cerca de R$ 121 milhões estão investidos na obra. O que é resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Portanto, o valor inclui as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e execução de uma ponte sobre o Rio Turvo.
A obra executada pela empresa Triunfo, conta com gestão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR). Assim, tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2022, como informa o governador.
Essa é uma obra da qual se falava há quarenta anos. Isso porque, liga duas cidades muito importantes. Estamos entregando a primeira etapa, que já colabora para o escoamento da safra produzida na Região.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, reforçou a relevância do trecho para os municípios. “A PR-364 não apenas liga os municípios, mas faz escoamento de safra e de mobilidade. Também de logística que agora oferece segurança para quem trafega nela”.
A OBRA
O trajeto já existente está mantido, adicionando à rota apenas um desvio no bairro de Riozinho, em Irati. Com o intuito de reduzir o trânsito existente. Em São Mateus do Sul, também ocorre a restauração da pavimentação de três quilômetros da PR-364. Com isso, viabilizando um alargamento dos acostamentos e a implementação de calçadas e ciclofaixas. Além disso, o município também fica contemplado com uma nova ponte sobre o Rio Turvo. Essa que terá 12 metros de extensão.