22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Sanepar aponta que chuva e economia de água mantém níveis de reservatórios

Nos sistemas da Regional de Guarapuava o abastecimento segue normal, sem perspectiva de falta de água ou rodízio

água

Sanepar fala sobre chuvas e racionamento de água (Foto: Reprodução/Pixabay)

As chuvas que ocorreram no último fim de semana foram cruciais para afastar a implantação de um rodízio de água mais severo em Curitiba e na Região Metropolitana e melhoraram a performance das barragens. A afirmação é da assessoria de imprensa da Sanepar. Além disso, os volumes de precipitação também contribuíram para amenizar a situação na Região Sudoeste, onde a Sanepar mantém sistema de rodízio em Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita.

Nos sistemas da Regional de Guarapuava o abastecimento segue normal, sem perspectiva de falta de água, principalmente de rodízio ou racionamento (com exceção de possíveis intercorrências, imprevistos, rompimento de grande porte, problema operacional, entre outros). O Rio das Pedras sem qualquer risco de abastecimento.

CURITIBA E RMC

O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está em 52,72%, pouco acima do acumulado na última sexta (18) de 50,97%. Neste fim de semana, a chuva registrada nos reservatórios apontou de 45mm na Barragem do Iraí, 77mm na Região do Reservatório do Carvalho nos Mananciais da Serra e de 42mm no Reservatório do Passaúna. Estes valores são próximos ao registrado pelo Simepar para a RMC que foi em torno de 50mm. O sistema de abastecimento ainda apresenta um déficit de 20%.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar Julio Gonchoroski, diz que o esforço da Sanepar é para manter o nível dos reservatórios estáveis. “Assim, a expectativa é de que as chuvas previstas para dentro da média melhorem a condição hídrica e ajudem a manter o abastecimento de água”.

GUARAPUAVA

O prefeito Celso Góes teve a garantia do presidente da Sanepar, Claúdio Stabile, de investimentos de R$ 135 milhões que serão aplicados nos serviços de abastecimento de água e esgoto em Guarapuava. Por fim, o repasse foi confirmado na semana passada, em um encontro em Curitiba que também contou com a presença do deputado Artagão Junior.

SUDOESTE

Na Região as chuvas foram de aproximadamente 50mm e contribuíram para amenizar a situação. Porém, o volume ainda não foi o suficiente para recuperar os mananciais de abastecimento que estão com redução de vazão em torno de 60 %. As chuvas do início do ano até agora estão 50% abaixo da média.

Portanto, a Sanepar mantém o alerta de economia de água pela população, orientando o uso prioritário para alimentação e higiene pessoal. As dicas da Sanepar incluem reduzir o tempo de banho, manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes e se faz a barba. Deve-se acumular roupa e louça para lavar de uma só vez. Além disso, a lavagem da calçada, quintal, carro e rega de jardim deve ser feita com água reaproveitável e não potável.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.