Os moradores de Guarapuava acordaram cedinho, ainda de madrugada neste sábado (3) frio, para tomar a dose de esperança contra a covid-19. Com o anúncio da chegada de novas doses de vacina por parte da 5ª Regional de Saúde, os moradores compareceram em peso.
A fila de carros já somava seis quarteirões às 5h30 da manhã, quando os termômetros marcavam 4ºC. Entretanto a vacinação começou às 8h. Para esperar com conforto dentro do carro, valeu até levar café da manhã, água e lanche.
Além da fila do drive-thru que chegou mais tarde a cerca de 20 quadras, quem preferiu entrou na fila a pé, na praça em frente à Prefeitura. Aliás, a fila dava voltas pela lateral e na diagonal, no meio da praça.
Todo mundo querendo se vacinar. Quem chegou nesse horário de carro (5h30), se vacinou perto das 9h da manhã.
DISTRIBUIÇÃO NA SEXTA
A 5ª Regional de Saúde distribuiu no começo da tarde de ontem (2) mais 13.557 doses da vacina AstraZeneca e Pfizer. Essas doses destinam-se às pessoas entre de 18 e 49 anos que ainda não tomaram a primeira dose. Entretanto em Guarapuava, a faixa de idade atual é de 42 anos ou mais.
De acordo com a chefe da Regional, Eliane Harmuch outras 8.525 são para a faixa da população entre 64 a 69 (segunda dose). Conforme Eliane, desse montante, 5.238 doses ficam em Guarapuava. Dessas, 1.218 doses da Pfizer e outras 4.020 da Astrazeneca. Todas para a primeira dose.
Dessa forma, pessoas com 42 anos ou mais, devem procurar a Central de Vacinação. As senhas serão entregues até 18h, e a vacinação se estende até 19h.
De acordo com a Prefeitura, até essa sexta (2) 74.246 pessoas já estavam vacinadas em Guarapuava. Por fim, esse número equivale a 40,65% da população estimada.
Leia outras notícias no Portal RSN.