O projeto de extensão da Unicentro que arrecada tampas plásticas para serem trocadas por fraldas geriátricas fez a entrega de milhares de unidades do material ao S.O.S Airton Haenisch em Guarapuava. O Tampet é uma campanha desenvolvida pelos Programas de Educação Tutorial da Unicentro.
A coordenadora, professora Cacilda Rios Faria, que participou da entrega, conta que a coleta ocorreu nos três campi da Unicentro. Assim, conta com pontos de arrecadação em Guarapuava, no campus Santa Cruz e no campus Cedeteg. Bem como, campus de Irati. Além disso, o projeto formou grupos de coleta em espaços exteriores à universidade.
Essa entrega, que foi feita agora, tem, mais ou menos, 90 dias de coleta. E fica aberta a qualquer pessoa da comunidade. Então, nós temos grupos organizados em prédios, em famílias, que o pessoal pega e entrega na Unicentro. Essa entrega, em particular, teve uma participação bem grande dos funcionários da 1ª Vara de Trabalho de Guarapuava. Eles fizeram uma coleta bem grande, o que fez com que aumentasse o volume que foi entregue agora.
Para a professora, esse tipo de ação feita com a união das comunidades acadêmica e em geral tem reflexos positivos em várias áreas. “Primeiro, porque estimula essa formação social dos nossos acadêmicos e, segundo, porque nós estamos revertendo para a comunidade aquilo que a comunidade faz para a gente também. Afinal de contas, a instituição e os nossos alunos estão inseridos na comunidade”.
Há ainda, como destaca a docente, a importância da campanha para promover a sustentabilidade. “A gente pensar que essas tampinhas iriam para o lixo. Assim, agora a gente entregando ao SOS, elas passam por transformação, é algo bonito e de extrema importância”.
Leia outras notícias no Portal RSN.