Um Projeto de Lei que entra na Ordem do Dia na sessão desta segunda (27) pretende regulamentar o programa de grafitagem nos banheiros públicos de Guarapuava. Conforme um dos autores, vereador Alessandro Jorge Oreiko, o Sidão, a medida vale tanto para os banheiros já existentes, quanto para os que forem construídos. A pintura nos banheiros de praças e parques é interna e externa. João Napoleão também assina o PL.
De acordo com a justificativa do vereador, ao utilizar o grafite os gastos com manutenções prediais serão menores. “E ainda embelezará mais a nossa cidade”. Segundo ele, o ambiente se tornará mais agradável, e incentiva a população a cuidar do patrimônio público.
Além disso, o projeto prevê também reconhecer a prática do grafite como manifestação artística de valor cultural. No entanto, fica proibido conteúdo publicitário. Outras restrições também estão previstas. Ou seja, não pode conter mensagens de cunho pornográfico, racista, preconceituoso, ilegal ou ofensivo a minorias. Assim, como contra grupos religiosos, étnicos ou culturais. Inclusive aquelas que façam apologia à violência, drogas e discriminação de qualquer forma. Entretanto, as manifestações artísticas dependerão de aprovação da administração municipal.
GRAFITE NO GABINETE
Sidão é um apreciador da arte do grafite. Um dos primeiros atos após a escolha do gabinete na Câmara de Vereadores foi grafitar o espaço. A figura de Jesus Cristo e de super heróis ilustram as paredes. Inclusive, é autor de Moção de Congratulações ao grafiteiro Mauricio Oliver pelo trabalho desenvolvido no município.
O Grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, viadutos etc. Surge como forma de crítica social. Além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim os espaços públicos.
Leia outras notícias no Portal RSN.