Esta semana, a comunidade universitária do Campus Irati da Unicentro viu um sonho se tornar realidade. Dessa maneira, a instituição inaugurou o novo espaço físico da Biblioteca, que, até então, funcionava no Prédio Principal, onde, antes da universidade, funcionava o refeitório do antigo Seminário Santa Maria.
Agora, a Biblioteca tem um prédio próprio, que conta com um espaço amplo para os acadêmicos da universidade estudarem. Assim, durante a cerimônia de inauguração da Biblioteca do Campus Irati, além do descerramento da placa e desenlace da fita inaugural do espaço, o público pode fazer a visitação às novas instalações e acompanhar as apresentações culturais da Banda da Polícia Militar do Paraná e do Coral Copel.
Desse modo, o planejamento da construção de um espaço exclusivo para a Biblioteca do Campus Irati teve início quando a equipe do setor apresentou um projeto ao professor Aldo Nelson Bona que, na ocasião, ocupava o cargo de diretor da unidade universitária.
COMO FUNCIONOU?
Para que o Campus Irati pudesse receber repasses do Governo Federal, a Unicentro precisava ter a titularidade do imóvel, que foi concedida em 2014 pela Prefeitura de Irati. Já no ano seguinte, em 2015, teve início a construção do novo prédio da Biblioteca.
Por fim, as antigas instalações da Biblioteca tinham 736 m². Agora, o novo prédio tem um espaço amplo, com 2.200 m² distribuídos em três pavimentos. As instalações acomodam um acervo geral de mais de 40.500 títulos e mais de 52.700 exemplares entre livros, folhetos, dissertações, teses e periódicos. Além disso, para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a estrutura visa atender aos estudantes da universidade da forma mais confortável e acolhedora possível.
Leia outras notícias no Portal RSN.