22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava passa a contar com novo Sistema de Notificação Eletrônica

Com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o usuário recebe a notificação de trânsito pelo e-mail ou aplicativo

detran-scaled-1

O novo Sistema de Notificação Eletrônica passa a funcionar hoje (1) (Foto: Reprodução/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava passa a contar a partir de hoje (1) com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Dessa forma, o usuário recebe a notificação de trânsito pelo e-mail ou aplicativo. Além disso, pode ter um desconto de 40% para pagamento antecipado da multa.

Assim, o SNE também possibilita que o condutor ou proprietário do veículo tenha acesso a detalhes de suas infrações. De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, “isso vai permitir o conhecimento imediato das notificações. Evitando com isso alguns transtornos causados por falta de ciência das infrações cometidas”.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, para ter acesso ao sistema é necessário fazer um cadastro no portal do Governo Federal ou ter um certificado digital. Depois disso, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e confirmar a adesão ao SNE.

Dessa forma, com a conclusão do cadastro, o usuário tem a possibilidade de inserir dados dos veículos em seu nome e fazer o acompanhamento. O sistema traz, eletronicamente, informações das notificações de autuações e penalidades dos órgãos que aderiram ao SNE. Assim sendo, o usuário pode inserir ou excluir os veículos cadastrados em qualquer momento.

Para aproveitar e ter acesso ao benefício do desconto no pagamento, o usuário deve reconhecer a infração cometida e fazer o pagamento antecipado. Por fim, o sistema também possibilita que as infrações cometidas a partir do dia 1º de julho de 2021 sejam contempladas com os benefícios do SNE. Contudo, precisam possuir prazo de recurso.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.