O Paraná bateu recorde na produção interna de carne de porco no terceiro trimestre de 2021. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o Instituto, o Paraná é o segundo maior produtor nacional, entre julho e setembro abateu 2,8 milhões de suínos, com a produção de 269,5 mil toneladas de carne.
De acordo com a Pesquisa Trimestral de Abate de Animais, divulgada nesta quarta (8) pelo IBGE, o Estado também mantém a liderança no abate de frango. Responsável por um terço da produção avícola do país. No terceiro trimestre, ocorreu o abate de 518,3 milhões de aves. Assim, a produção de carne correspondeu a 1,2 milhão de toneladas.
Já o abate de gado de corte apresentou redução com relação ao trimestre anterior. Conforme a pesquisa, houve o abate de 299.848 cabeças. A produção estadual de carne bovina no período corresponde a 77,2 mil toneladas.
Além de dominar a produção avícola, o Paraná fica atrás apenas de Santa Catarina na suinocultura. Os dados apresentam que o estado está entre os dez maiores produtores de carne bovina do país. Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a expansão significa uma presença maior dos produtos paranaenses no mercado internacional.
Leia outras notícias no Portal RSN.