*Reportagem com vídeo
Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Em um sentido mais amplo, ele pode ser entendido também, como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas.
Apoiar o empreendedorismo feminino é importante para melhorar a empregabilidade e os rendimentos das mulheres, para que elas ganhem independência e protagonismo. De acordo com a Rede Mulher Empreendedora, para 38% das mulheres, a principal renda familiar vem do próprio negócio.
Para a mulher que empreende e conquista uma autonomia financeira, há mais chances de interromper ciclos de violência doméstica, por exemplo. Mais do que uma busca por lucro, várias delas querem construir uma história de protagonismo e conquista pessoal por meio dos negócios.
Pensando nisso, um dos eixos do programa Emprime, em Guarapuava, é o Fortalece Mulher. Assim, buscando fomentar o empreendedorismo feminino e fortalecer empreendimentos pela troca de experiências.
O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Agência do Empreendedor, e em parceria com o Sebrae, gera oportunidades. Desse modo, o quinto episódio da série documental “Na contramão da crise”, entrevista participantes que relatam a importância desse olhar aguçado para o empreendedorismo feminino.
Leia outras notícias no Portal RSN.