A partir desta segunda (10), a Secretaria de Saúde adotará uma nova dinâmica de vacinação. Desse modo, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) aplicarão doses da covid-19 de segunda a sexta. No entanto, a imunização vai funcionar conforme a disponibilidade.
Também há a exceção das unidades Concórdia e Planalto que ainda estão em reformas. Incluindo o Cisgap e das Unidades de Urgência e de Pronto Atendimento (UPA), que não vão fazer a imunização. Dessa forma, usuários da Unidade Concórdia devem buscar a UBS Boqueirão ou a do Campo Velho. Já os moradores cadastrados na do Planalto devem ir até a Unidade da Vila Bela.
De acordo com a coordenadora da Campanha Guarapuava Imunizada, Chayane Andrade, a ampliação tem o objetivo de aumentar a adesão da vacina.
A vacinação já faz parte na rotina da população. Estamos ampliando os dias de vacinação e contamos com a adesão principalmente daqueles que devem tomar a segunda e terceira dose de reforço, especialmente, agora que vivemos um aumento de casos.
Por isso, as vacinas disponíveis continuam sendo divulgadas por meio do boletim da campanha. Nesta segunda (10), vão receber as primeiras doses quem tem 12 anos ou mais. Já as segundas doses da Pfizer são para aqueles que tomaram a primeira dose há 21 dias.
Porém, os imunizados com a AstraZeneca recebem a segunda aplicação se a data na carteirinha for até 15 de janeiro. E os que receberam a Janssen há mais de dois meses podem tomar a dose de reforço.
Além disso, as unidades também ofertarão a 3ª dose para o público em geral e profissionais da saúde após 4 meses do recebimento da segunda dose e depois de 28 dias para pessoas imunocomprometidas. Mas é preciso ficar atento a data da carteirinha de vacinação.
Inclusive, Guarapuava está seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Assim, todas as terceiras doses aplicadas são da Pfizer. Por fim, o horário de atendimento das Unidades da área urbana vai das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrega de senhas encerra uma hora antes da UBS fechar. Para receber o imunizante é preciso apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.
Leia outras notícias no Portal RSN.