22/08/2023
Guarapuava Paraná Saúde

Guarapuava tem 3.846 pessoas com o vírus da covid-19 ativo

Os casos ativos são aqueles que têm alto potencial de transmissão. Dessa forma, essas pessoas precisam ficar em isolamento

image00015_1

Relatório confirma predominância da variante Ômicron e novos casos no Paraná (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

A Secretaria de Saúde confirmou mais 475 casos de covid-19 no município. Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado (15), há 3.846 pessoas com o vírus ativo e com alto potencial de transmissão. Além disso, há 125 casos em investigação.

NO PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou neste sábado (15) mais 10.115 casos de covid-19. Contudo, boletim não registra mortes. Os números referem-se aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Por fim, os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.685.865 casos e 40.707 mortes pela doença.

ÔMICRON

Conforme a Agência Estadual de Notícias, o 6º Relatório de circulação de linhagens do vírus Sars-CoV-2, responsável pela covid-19, do Instituto Carlos Chagas/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Paraná, confirmou a predominância da variante Ômicron no Estado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu o documento neste sábado (15).

De acordo com o documento, a análise considera 178 amostras coletadas entre 27 de dezembro e 2 de janeiro nas quatro macrorregiões. Entre elas, 91 (51,1%) confirmadas para a variante Ômicron e 87 (48,9%) para a Delta.

A Organização Mundial da Saúde considera as cepas como “variantes de preocupação” (VOC). Isso porque as VOC são aquelas que têm evidências de induzir casos mais graves e aumentar a transmissibilidade da doença.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.