Guarapuava registrou mais uma morte por covid-19 nesta quarta (19). Conforme a Secretaria de Saúde, o homem de 94 anos havia tomado duas doses da vacina, mas tinha comorbidades. Dessa forma, o município chegou a 627 mortes desde o início da pandemia.
Além disso, hoje (19) houve registro de mais 559 novos casos. Assim, Guarapuava chega a 3.799 casos ativos da doença. Ou seja, pessoas que possuem alto potencial de transmissão e devem ficar em isolamento. Por fim, há 81 casos investigados.
De acordo com a Prefeitura, pessoas que estiverem com sintomas gripais leves não devem procurar as unidades de saúde nesse momento. Isso porque há, agora, no município, uma assistente virtual que tira dúvidas e repassa para atendimento médico.
O Município continua na bandeira amarela, apesar de já estar na pontuação 11. Conforme a Saúde, isso deve mudar na próxima semana, quando um novo decreto deve ser lançado.
VACINAÇÃO
A aplicação de doses da vacina da Pfizer retorna nesta quinta (20). Guarapuava recebeu mais de 12 mil doses para aplicação como primeiras, segundas e terceiras doses. Dessa forma, a Secretaria retoma a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município, com exceção das UBS’s Planalto, Araucária, Concórdia e Paz e Bem. Cada Unidade distribuirá as senhas no início da manhã, às 8h, e no início da tarde, às 13h.
Já as crianças com 11 anos sem comorbidade e crianças com idade entre 5 e 11 anos com comorbidade também podem receber o imunizante, porém as doses serão limitadas e haverá distribuição de senhas.
Além disso, os guarapuavanos podem receber a vacina da Janssen (dose reforço) e Astrazeneca (segunda dose). A vacina Coronavac continua com aplicação suspensa.
Leia outras notícias no Portal RSN.