Um decreto assinado publicado no Diário Oficial do Paraná nesta sexta (21) surpreende Guarapuava. Assinado pelo governador Ratinho Junior e pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, o decreto 10.100 traz nove exonerações. Entre estas, duas chefias de núcleos regionais de Guarapuava. Às vésperas do início do ano letivo, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Edil Espínola, segundo o decreto, está fora do cargo.
Entretanto, o Portal RSN entrou em contato com o Núcleo e a notícia surpreendeu o próprio NRE. Assim sendo, a informação recebida é de que a professora encontra-se em licença por causa de uma cirurgia de emergência nos olhos. Outra chefe de núcleo exonerada é a engenheira Anna Carolina Silvestri. Ela respondia pelo Instituto de Água e Terra (IAT).
Conforme o edital, ao todo, constam na lista de exoneração nove pessoas. Estas encontravam-se lotadas no IAT, Paraná Esportes, Educação e Esporte, e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. De acordo com a publicação, as dispensas entraram em vigor na data da publicação do edital. Portanto, hoje (21).
No entanto, ainda não há nenhuma informação sobre quem serão os substitutos. Mesmo porque são cargos de indicações políticas. Nesse caso, todos ligados ao ex-prefeito Cesar Silvestri Filho. Ele teve o nome lançado como pré-candidato ao Governo do Paraná pelo PSDB.
TROCA
Outra troca que vai ocorrer nos próximos dias é a substituição no Núcleo Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. O atual coordenador da Agência do Trabalho em Guarapuava, Cesar da Malusa assume a função. É que a atual coordenadora, Maria do Carmo Abreu pediu exoneração.
Por fim, ainda não há nome de quem vai assumir a Agência, já que a indicação cabe ao deputado estadual Artagão Junior.
Leia outras notícias no Portal RSN.