A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda (24) orientações sobre a imunização contra a covid-19 e a Influenza H3N2. Conforme a Sesa, pessoas com sintomas gripais devem aguardar antes de buscar a vacinação. Dessa forma, as primeiras recomendações são de que busque a testagem e o isolamento.
Em seguida, em caso de teste negativo para covid-19, é preciso aguardar o fim dos sintomas para tomar a vacina contra as doenças. Isso porque o organismo precisa se recuperar completamente para a administração dos imunizantes.
Contudo, em casos de teste positivo para covid-19, com a confirmação do diagnóstico, o paciente só pode se vacinar após um período de pelo menos 30 dias. Da mesma maneira ocorre em relação à dose de reforço, os mesmo cuidados precisam ser tomados. Ou seja, em todos os casos é necessário adiar a vacinação até a completa recuperação.
SINTOMAS
A Síndrome Gripal se caracteriza por quadro respiratório agudo, com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, na suspeita de covid-19, é possível não haver febre, mas sintomas gastrintestinais (diarreia) podem estar presentes.
Leia outras notícias no Portal RSN.