Formado em Jornalismo pela Unicentro, Luãn Chagas, hoje docente da Universidade Federal de Mato Grosso, voltou à instituição para dividir com os acadêmicos de Comunicação Social, um pouco das experiências vivenciadas na área da pesquisa.
Na palestra intitulada ‘Jornalismo Construtivo e de soluções em podcast: uma saída para contar boas histórias’, destacou que, é preciso repensar os valores do jornalismo na atualidade. “O objetivo é mostrar saídas e alternativas para que a gente continue fazendo um jornalismo de qualidade. No entanto, ao mesmo tempo, um jornalismo que possa inspirar as pessoas e trazer novas possibilidades, engajamento social, o reconhecimento de que estamos em uma sociedade complexa, com muitos problemas, mas que, ao mesmo tempo, existem saídas. Olhando, principalmente, por exemplo, para as possibilidades de saída para os problemas sociais, sem cair na superficialidade daquilo que é negativo, ruim e insólito”.
LIVRO
Na palestra, Luãn também falou sobre o livro ‘A seleção das fontes no rádio expandido’, resultado das pesquisa que desenvolveu durante o doutorado. A obra do egresso da Unicentro discute as estratégias que podem ser seguidas a fim de garantir a diversidade de vozes nas reportagens.
Sempre tive muito interesse nessa ideia de conhecer as histórias das pessoas – desde o espaço político até a mesa do bar. Então, acho que a principal forma de garantir um bom jornalismo e de contar boas histórias é reconhecer que as pessoas têm histórias. Selecionar fontes não é algo simples, nem algo fácil e mecânico. Temos que saber quem são essas pessoas, produzir pautas em torno delas, conhecer o entorno delas e, quando a gente fala sobre o rádio, por exemplo, saber que existem paisagens sonoras dessas pessoas.
Leia outras notícias no Portal RSN.