O 1° Congresso de Direito do Consumidor e 1° Encontro do Fórum dos Procons Paranaenses, já conta com 124 inscrições confirmadas. De acordo com a Coordenadoria, destas, 27 são de Procons de cidades paranaenses, outras 25 de outros estados, além de Fortaleza e OAB da Bahia. O restante, ou seja, 72 confirmações são de Guarapuava.
O prefeito Benato Junior, de Inácio Martins foi o primeiro gestor a aceitar o convite do prefeito Celso Góes e da coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche. As inscrições começaram no dia 22 de fevereiro e seguem abertas. podem participar a comunidade em geral. Será uma excelente oportunidade para aprender e sanar dúvidas.
De acordo com a programação, os maiores nomes do país em Direito do Consumidor estarão em Guarapuava. Conforme Luana Esteche, o encontro nacional ocorrerá em 23 e 24 de março. Será no Centro de Eventos ‘Cidade dos Lagos’.
Guarapuava será protagonista de um evento inédito no Paraná nesse setor. Estamos organizando tudo de forma que se torne modelo para o País. Para isso, temos o apoio irrestrito do prefeito Celso Góes.
Conforme informou a anfitriã, a secretária nacional de Defesa do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues tem presença confirmada. Além do professor e Diretor de Projetos e Pesquisas no Instituto Brasiliense de Direito Público, Ricardo Morishita Wada. Cláudia Silvano, Diretora do Procon-PR e presidente dos ‘Procons Brasil’ também fará parte da mesa de debates. Assim como o membro fundador da Frente Nacional de Defesa do Consumidor, Filipe Vieira.
SUPERENDIVIDAMENTO
“As palestras de abertura contam com temas como superendividamento e concessão de crédito. Em seguida haverá debate sobre o tema”. Conforme Luana, o Congresso é aberto a quem deseja participar. “Trata-se de um tema que afeta a sociedade como um todo”.
Para se ter uma ideia, o percentual de famílias brasileiras com dívidas atinge 72,9%. O dado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). A pesquisa foi divulgada em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Leia outras notícias no Portal RSN.