Chegou a hora da despedida. Para alguns, fãs do Verão, uma péssima notícia. Já para os ‘haters’ da estação mais quente e chuvosa do ano, despedir-se é motivo de alegria. Ainda mais para aqueles que adoram um friozinho. Isso porque o Outono chega com tudo e traz a primeira onda de frio de 2022 para o Sul do Brasil.
Em Guarapuava, o Outono já mostrou ao que vem na última semana de Verão. Isso porque o tempo cinzento com dias nublados e chuvosos já mostrou as caras. Neste fim de semana, por exemplo, as temperaturas devem ficar entre 15ºC e 23ºC.
Dessa maneira, os apaixonados por frio já podem pegar uma coberta a mais e preparar a mente para a chegada das novas estações. E haja imunidade para aguentar as mudanças climáticas intensas no município. Em um mesmo dia, passamos frio, calor e ainda chegamos em casa molhados por causa de uma pancada de chuva repentina.
Conforme o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Reinaldo Kneib, o outono paranaense caracteriza-se pela grande variabilidade das chuvas. Na grande maioria decorrente da passagem de frentes frias. À medida que o inverno se aproxima, as temperaturas diminuem progressivamente.
A partir da segunda quinzena de abril, aumenta o risco climático de geadas. A ocorrência de nevoeiros também é típica da estação, com intensidade e duração variando conforme o padrão de tempo predominante em cada região.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nova estação chega derrubando as temperaturas e já indica potencial de geadas em áreas de serra. Conforme o Inmet, a massa de ar frio chega pelo Rio Grande do Sul neste fim de semana. E, ainda, se espalha para áreas isoladas do Paraná.
Dessa forma o Inmet monitora a situação e relembra que com atuação do La Niña há risco de um inverno mais rigoroso, o que aumenta as preocupações para o milho safrinha nos próximos meses. Além disso, conforme as previsões, as condições continuam propícias para chuvas espalhadas pelo Brasil.
CARACTERÍSTICAS DO OUTONO
O outono tem as características próprias de queda de temperatura e das folhas das árvores e marca, ainda, a redução de luz solar durante o dia. Durante esta estação, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas, e a temperatura, elevada durante o verão, começa a refrescar, trazendo um clima ameno, não tão quente quanto no verão, e nem tão frio quanto o inverno.
Leia outras notícias no Portal RSN.