A última pesquisa do Datafolha indicou que Lula tem 43% das intenções de voto no primeiro turno, contra 26% de Bolsonaro para as eleições presidenciais deste ano. Conforme o instituto de pesquisa, 2.556 pessoas de 181 cidades brasileiras foram ouvidas nos dias 22 e 23 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Conforme os índices divulgados nessa quinta (24) pelo site do jornal Folha de São Paulo, houve o teste de quatro cenários diferentes. Em todos o pré-candidato Lula oscilou entre 43% e 44% e o atual presidente, Jair Bolsonaro, se manteve em 26%.
LULA DOMINA NORDESTE E BOLSONARO RECUPERA EVANGÉLICOS
Em três dos quatro cenários da pesquisa, Lula teve 55% das intenções de voto no Nordeste. Conforme os dados, o ex-presidente também lidera entre os menos escolarizados com 55% e jovens com 51%. Por fim, entre os mais pobres, que representam 53% dos entrevistados, Lula têm 51% de intenções de voto.
Já Bolsonaro tem 38% entre quem ganha de cinco a 10 salários mínimos e 39% entre os de renda acima de 10 mínimos. Enquanto Lula tem 27% e 26% nesse recorte, respectivamente. Entre as Regiões, os melhores desempenhos são no Sul, de 33% e no Norte/Centro-Oeste, com 30%, embora com intenções de voto menores que de Lula.
Entre os evangélicos, o presidente registrou 37% das intenções de voto. No entanto, dentro da margem de erro com Lula, isso representa um empate, mas com vantagem numérica.
SEGUNDO TURNO
Para o Segundo Turno, a pesquisa do Datafolha mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) reduziu a distância no segundo turno para Lula (PT). No entanto o petista continua com maior intenção de votos na eleição presidencial de 2022.
Segundo o Datafolha, a intenção de voto em Bolsonaro em um eventual segundo turno cresceu de 30% para 34% desde a última pesquisa em dezembro. Já a de Lula caiu de 59% para 55% no mesmo período.
(*Com informações Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.