22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Curso de Fonoaudiologia da Unicentro promove campanha ‘Sua Voz importa’

Acadêmicos do curso da Unicentro em Irati estão fazendo hoje (25) a triagem de pessoas que tenham alguma necessidade em relação à voz

voz

Alunos da Unicentro estão fazendo a triagem (Foto: Reprodução/Pixabay)

O mês de abril é marcado pelas ações relacionadas ao Dia Mundial da Voz. Desse modo, nesta segunda (25) acadêmicos de Fonoaudiologia da Unicentro do campus de Irati estão fazendo a triagem de pessoas que tenham alguma queixa ou necessidade em relação à voz, como rouquidão.

As ações fazem parte da campanha ‘Sua Voz importa’, que vai até o fim do mês. Conforme a professora Ana Paula Dassie Leite, coordenadora das atividades em Irati, estão ocorrendo avaliações vocais gratuitas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Além disso, estão sendo distribuídos materiais informativos.

De acordo com Ana Paula, o intuito da campanha é promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a voz.

O objetivo é orientar a população sobre a saúde vocal. Além da promoção da saúde da voz e, também, no que se refere à prevenção de doenças relacionadas à voz. Assim como distúrbios de voz e detecção precoce de possíveis disfonias, que são as alterações vocais.

TRIAGEM

Conforme a professora responsável pela campanha, por meio da triagem é possível fazer encaminhamentos, orientações de saúde vocal, condutas para avaliações completas ou terapia vocal, se necessário.

“Quaisquer características da voz e da fala que façam com que a pessoa tenha alguma questão em relação a ela, são passíveis de avaliação na triagem. Além disso, também trabalhamos com o aprimoramento vocal para pessoas que não têm queixas de alterações, mas que têm demandas específicas e que, para isso, querem melhorar a voz”.

Sendo assim, para participar, é necessário fazer o agendamento pelo telefone (42) 3421-3228 ou pelo WhatsApp (42) 99904-0346.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo