22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Cuidados necessários para ter em passeios com cães

Segundo a Médica Veterinária Andressa Pereira de Souza, "os cães dependem organicamente de uma estrutura social para viver bem"

Cães passeando (Foto: Andressa Pereira de Souza)

O passeio é uma das atividades mais recomendadas para fazer com cães. É o momento em que criamos um laço mais forte com eles. Além de gastar a energia do animal, ajuda no controle do estresse e da ansiedade. Também pode auxiliar a regular o peso do pet, o que previne a obesidade.

Entretanto, esquecemos que existe a natureza da espécie. Assim, os cachorros são tratados como seres humanos e isso pode causar sérios problemas comportamentais e até mesmo físicos. Segundo a Médica Veterinária Andressa Pereira de Souza, “os cães dependem organicamente de uma estrutura social para viver bem, e aí está a responsabilidade dos tutores, em criar uma rotina satisfatória para eles, de acordo com sua natureza e suas individualidades”.

CUIDADOS

Os benefícios da caminhada dependem de alguns cuidados. Portanto, aqui vão exemplos pontuados pela Médica Veterinária:

  • É importante conhecer as individualidades do cachorro, pois passear não é apenas levar o animal para rua.
  • Muitos cães são ativos e podem ter ou não habilidade física para fazer uma caminhada longa. Porém, algumas raças e cães idosos possuem limitações físicas e podem não aguentar uma caminhada intensa. Perceba a energia do pet.
  • Além disso, evite passear em horários muito quentes, mantenha o cão hidratado. Assim, faça pausas em locais com sombra e utilize proteção solar se necessário.
  • Quando for passear, não faça apenas por obrigação. Sendo assim, faça um bom planejamento e sem pressa. Mentalize coisas positivas e seja o líder. Dessa maneira, aproveite o passeio.

 

(Foto: Andressa Pereira de Souza)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo