22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Mais de 300 moradores de Guarapuava receberam óculos em 2022

O projeto existe desde 2018 e atende moradores com problemas oftalmológicos cadastrados no CISGAP e que passaram por consulta médica

Óculos-4

O projeto existe desde 2018 e atende moradores com problemas oftalmológicos cadastrados no CISGAP (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Mais de 300 pessoas já receberam atendimento este ano pelo programa do Departamento de Órtese e Prótese da Secretaria de Saúde. O programa em parceria com o Governo Federal, oferta óculos de grau de graça em Guarapuava.

Conforme a coordenadora do Programa Márcia Faria Budeneck, o projeto que existe desde março de 2018, atende pessoas com problemas oftalmológicos cadastradas no CISGAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e que passaram por consulta com o médico oftalmologista da Rede.

“Esse é um projeto que vem auxiliando vários guarapuavanos durante esses anos. Sabemos do custo que é para adquirir uma lente e armação. Muitos necessitam dos óculos para o trabalho ou até para as atividades de rotina. Então, o programa traz essa qualidade de vida para essas pessoas. Além disso, elas podem escolher a armação, tudo adequadamente para cada paciente”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Paulo Ramos de 70 anos, é um dos beneficiados. Assim sendo, ele foi uma das pessoas que foram até a unidade de saúde para escolher a armação dos óculos.

“Já faz alguns anos que eu estou usando óculos, mas o meu já venceu há uns dois anos. Esse programa é uma bênção. É a primeira vez que participo. Achei muito bom poder escolher a armação, porque é uma coisa que vamos utilizar no dia a dia”.

Por fim, para participar, o paciente deve estar com o cadastro atualizado. E isso pode ser feito na Unidade de Saúde mais próxima de casa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo