A Defesa Civil de Guarapuava está arrecadando agasalhos e calçados especialmente destinados ao público masculino, além de mantas e cobertores. A ação busca reforçar as doações de produtos para o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). O Centro atende e acompanha pessoas em situação de rua e itinerantes na cidade. Com a onda de frio dos últimos dias, o estoque desses produtos estão sendo entregues de maneira mais rápida.
Em março, Guarapuava registrou a passagem de 170 moradores em situação de rua. Contudo, que vivem constantemente nas ruas da cidade são 40 pessoas. Já as famílias em vulnerabilidade social são 7.379, que somam 20.672 pessoas. Mas os números correspondem a autodeclaração do Cadastro Único (CadUnico) do governo federal. Ou seja, as pessoas se declaram em extrema pobreza.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Simone Lozeckyi, essa é uma campanha de urgência. “Devido ao frio intenso dos últimos dias, temos visto os estoques saírem de forma muito rápida. Além disso, o número de pessoas em situação de rua são a grande maioria de homens. E as arrecadações de roupas masculinas sempre é em menor quantidade. Então, estamos arrecadando roupas de inverno para atender esse público”.
Conforme as informações, as arrecadações serão destinadas para pessoas em situação de rua. E ainda para famílias em situação de vulnerabilidade atendidas CRAS. Por fim, na próxima semana, o Portal RSN lança uma campanha de arrecadação de agasalhos e alimentos para moradores em situação de rua.
COMO DOAR?
Assim sendo, as doações podem ser feitas nas sedes da Defesa Civil Municipal, CREAS, Corpo de Bombeiros e no 16° Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava. Por fim, o disque doações atende em dois números: (42) 3623-7995 / (42) 9 9808-9831.
- Defesa Civil – rua Guaíra, 3074 – Centro (Anexo à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social)
- CREAS – rua Capitão Virmond, 2021 – Centro
- Corpo de Bombeiros – rua Senador Pinheiro Machado, 1230 – Centro
- 16º BPM – rua XV de Novembro, 4347 – Morro Alto
Leia outras notícias no Portal RSN.