Começa nesta quinta (26) mais uma etapa da fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). As competições que seguem até 31 de maio, contam com a participação de 183 municípios e têm 17.751 inscritos entre atletas e dirigentes. Nesta etapa, que é a segunda da fase regional, são 16 cidades-sede. Entre elas, Marquinho e Palmital.
A competição é disputada por alunos de 12 a 14 anos (categoria B) e 15 a 17 anos (categoria A), do ensino fundamental e ensino médio das redes estadual e particular. A primeira etapa da regional ocorreu entre os dias 6 e 11 de maio, em 15 cidades-sede. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), neste ano, o número de inscritos teve queda de 10% em relação ao JEPS de 2019, última edição antes da pandemia.
De acordo com a coordenadora dos Jogos, Marcia Tomadon, da Superintendência Geral do Esporte, somando as duas fases regionais e mais a de Curitiba, o número de inscritos chega a 41 mil neste ano, contra 50 mil em 2019.
A redução nas inscrições era previsível, diante dos dois anos de afastamento. Mesmo assim, o número de participantes é bom e vamos fechar essa segunda regional com muito sucesso. Depois vem a macrorregional e, em seguida, as finais. Na sequência começamos a nos preparar para as competições nacionais.
MACRORREGIONAL E FINAL
Ao todo, haverá disputa de sete modalidades regulares: atletismo, basquete, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Além disso, haverá duas modalidades destinadas a alunos com deficiência (ACD), atletismo e futsal.
Dessa forma, os campeões das fases regionais se classificam para a etapa macrorregional, que ocorre entre os dias 15 e 19 de junho. Pinhão, Dois Vizinhos e Pitanga estão entre os municípios que recebem os Jogos. Assim, as fases finais ocorrem em julho e agosto, em duas cidades. A categoria A (15 a 17 anos) em Campo Mourão, entre 15 a 23 de julho, e, por fim, a categoria B (12 a 14 anos) em Pato Branco entre 5 a 13 de agosto.
Leia outras notícias no Portal RSN.