22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Lombadas eletrônicas funcionam a partir de agosto em Guarapuava

Após período de testes, as lombadas eletrônicas começam a multar a partir do dia 1° de agosto. Há aparelhos instalados em 14 pontos da cidade

lombadas

Após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As lombadas eletrônicas instaladas em Guarapuava entram em funcionamento a partir do dia 1° de agosto. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, há aparelhos instalados em 14 pontos da cidade. O objetivo é limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas, quanto para pedestres.

Conforme um levantamento da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou, como por exemplo da rua Professor Becker e na Guaíra. Isso ocorre porque as lombadas eletrônicas são mais chamativas que os radares usados no município.

Na última sexta (15) o prefeito Celso Góes e a Setran efetivaram o funcionamento dos equipamentos. No entanto, eles ainda não estão gerando multas. Desse modo o radar de modelo fixo, anteriormente usado nas vias, indica a velocidade permitida no trecho a uma determinada distância do radar, porém não há divulgação visual no momento.

Já no radar com a lombada eletrônica montada em postes e pórticos, é possível perceber que funcionam durante todo o tempo. Eles indicam a  velocidade dos veículos no momento da passagem. A velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 Km/h.

LOCAIS

A Setran instalou as lombadas nas ruas Saldanha Marinho, Professor Becker e XV de Novembro, entre outras. Assim como na avenida Vereador Serafim Ribas, Prefeito Moacir Júlio Silvestre. A quantidade de faixas foi delimitada pelos técnicos, podendo ser duas ou quatro faixas.

Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), em português, ‘reconhecimento ótico de caracteres’, que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento permite até mesmo a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um delito.

Conforme o Secretário de Trânsito, Adalberto Campos, a principal diferença entre lombada eletrônica e radar, é que esta, além de ter um caráter de educação continuada no trânsito, induz os motoristas a respeitarem os limites de velocidade.

Principalmente pela aparência e maior visibilidade. Neste dispositivo, o motorista acompanha em tempo real a velocidade registrada pelo equipamento tendo ciência da velocidade desenvolvida nesse local.

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Antunes

Jornalista

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