Os consumidores que pedem CPF na nota nas compras no comércio varejista , devem ficar atentos quanto à emissão do documento. De acordo com as informações, isso é possível pelo aplicativo Nota Paraná e pelo site do programa.
Após fazer a compra, o consumidor pode acompanhar se o documento consta no cadastro. Além disso dá para conferir o total de notas emitidas em cada mês. Pelo app, basta clicar na aba “Minhas Notas”. No site, o consumidor precisa completar o acesso (com usuário e senha) e clicar em “Minhas Notas”.
Ao acessar o mês que deseja, a ferramenta permite ver o nome do estabelecimento e a data de emissão da nota. Isso facilita para conferir se houve ou não a emissão da nota. O prazo é de até 24 horas para o documento constar no perfil do cadastrado.
COMO PROCEDER
Se o consumidor perceber que a nota não foi emitida, ele pode fazer uma denúncia. Basta acessar o aplicativo do Nota Paraná ou o site na aba “Denunciar Loja”. Para isso precisa apenas do comprovante de pagamento para provar a compra. Por meio da denúncia, além de contribuir para a fiscalização da sonegação fiscal, o contribuinte não têm prejuízo durante os sorteios do programa e a liberação de créditos.
Conforme as informações, cada nota fiscal emitida conta para a geração dos bilhetes que são sorteados mensalmente, com prêmios de até R$ 1 milhão, e também para o cálculo de créditos devolvidos aos consumidores. Por fim, é importante que o comprador registre a reclamação ao perceber que a nota fiscal não consta no app, pois o fornecedor pode, com a denúncia, corrigir a falha.
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