O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Guarapuava sob alerta de tempestade neste fim de semana. Sendo assim, os próximos dias serão diferentes dessa última semana que passou até por um ‘veranico’. Mas a sexta (5) deu sinais de chuva e começou com baixas temperaturas. Logo cedo, os termômetros marcavam 10°C e o dia só vai chegar a 19°C, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Dessa forma, os casacos vão ser necessários durante o dia. Já que Guarapuava é conhecida pelas rajadas de ventos cortantes. Inclusive, hoje (5) elas devem chegar a 52 Km/h. Mas não há previsão de chuva, então o céu deve ficar aberto e o sol aparece para aquecer um pouco.
No sábado (6), mais conhecido como dia da feijoada para muitos, o tempo vai estar ideal para saborear o prato. Isso porque, o frio vai dar as ‘caras’. E vai chover também. Os meteorologistas do Simepar afirmam que a mínima será de 9°C e a máxima não passa dos 14°C. As pancadas de chuva devem ocorrer das 11h até o começo da madrugada de domingo (7), somando 17,3 milímetros. Em contrapartida, as rajadas de vento diminuem e ficam em torno de 37 Km/h.
No sábado, a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, associada ao fluxo de umidade em direção ao Sul do Brasil, mantém o cenário de tempo instável sobre o Paraná. Chuvas já poderão ocorrer durante a madrugada na Região Noroeste. E se propagarão para demais Regiões no decorrer do dia, com acumulados de chuva que deverão ser mais significativos. Assim, as temperaturas ainda seguem mais amenas nas Regiões da metade Sul paranaense e na faixa mais ao Norte do Estado, ainda faz um pouco mais de calor.
No domingo (7), a chuva cai com mais força no município. De acordo com o Simepar, a precipitação acumulada será de 21,4 milímetros. As temperaturas variam de 12° a 18°C. Em comparação ao dia anterior, os ventos também devem ser mais fortes com cerca de 47 Km/h.
Entre domingo (7) e terça (9), chuvas ocorrem a qualquer momento do dia, com acumulados mais significativos de precipitação. Temperaturas em média ficam amenas.
ALERTA DE TEMPESTADE
Apesar do Simepar divulgar a previsão de apenas chuva, o Inmet coloca o município sob alerta de tempestade até domingo (7). “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
Se isso ocorrer, os meteorologistas forneceram instruções de como proceder e evitar problemas. Por exemplo, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Para mais informações ligue para a Defesa Civil e para o Corpo de Bombeiros (193).
Leia outras notícias no Portal RSN.