Com a onda de frio desta semana em Guarapuava, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), intensificou as rondas de abordagem social. O objetivo é atender e direcionar pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas para abrigos durante as noites com temperaturas amenas.
O procedimento ocorre com as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). De acordo com a secretária da Semads, Elenita Lodi, por conta da localização geográfica do município, são necessárias alternativas para o atendimento dessa população, principalmente no inverno.
As rondas do Creas são intensificadas sempre no inverno, mas durante esse ano tivemos algumas mudanças devido às questões climáticas, que fizeram com que a gente já fizesse esse serviço em maio. Essa semana, temos previsão de frio intenso e já estamos com as equipes prontas para o atendimento.
COMO FUNCIONA
Nas noites frias guarapuavanas as equipes encaminham pessoas em situação de vulnerabilidade para abrigos ou para a casa de familiares. Contudo, para haver o acolhimento é necessário que pessoa queira a ajuda de maneira voluntária. Em caso de recusa, a equipe do Creas faz orientações, entrega cobertores e roupas para quem preferir ficar na rua.
Dessa forma, as rondas são feitas a partir das 20h durante a semana. Já nos fins de semana há plantão.
COMO AJUDAR
Ao identificar uma pessoa que necessite de ajuda basta entrar em contato com as equipes no WhatsApp pelos telefones (42) 3622-2411 ou (42) 3627-1598. Por fim, os atendimentos ocorrem entre às 8h e a meia noite. Em casos emergenciais os moradores também podem solicitar o atendimento dos Bombeiros no 193.
Leia outras notícias no Portal RSN.