A coordenadora do Procon em Guarapuava, a advogada Luana Esteche, é a nova presidente do Fórum dos Procons do Paraná. A eleição híbrida ocorreu nessa quarta (10) em Curitiba e o escolha foi unânime. De acordo com Luana, vários eixos compõem a lista de prioridades na nova gestão. O maior desafio, no entanto, será o combate ao superendividamento do consumidor.
“Também vamos continuar combatendo as práticas abusivas do mercado”. Outra prioridade, conforme Luana, é a preservação da saúde e segurança do consumidor. Isso em relação aos produtos expostos no mercado de consumo. Além disso, a nova presidente ainda manterá o diálogo entre fornecedores e consumidores, com vista a conciliação e solução das demandas de consumo. “E como medida preventiva, surge a orientação aos fornecedores quanto às boas práticas na relação de consumo, evitando demandas futuras”.
Conforme Esteche, todas essas ações serão extensivas aos Procons do Paraná. “Encabeça a lista de prioridades a articulação e o fortalecimento do órgão em todo o Estado. É preciso que os gestores entendam e valorizem o Procon como política pública“.
GUARAPUAVA
Guarapuava se tornou exemplo para o país, após o I Congresso de Direito do Consumidor e o I Fórum Paranaense dos Procons.
Essa conquista é fruto do reconhecimento do trabalho do Procon de Guarapuava em nível estadual. Trabalho esse que foi possível graças ao apoio do Prefeito Celso Góes que acreditou na necessidade da defesa do consumidor. Assim, fica a grande missão em estender esse trabalho para todos os Procons do Paraná, promovendo a articulação da defesa do consumidor junto ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ao lado do Procon Estadual.
A DIRETORIA
Além de Luana na presidência, a diretoria tem como vice, o coordenador do Procon de São José do Pinhais, Jaiderson Rivarola. Já a coordenadora do órgão em Maringá, Patrícia Parra, é a secretária executiva. Para o Conselho Consultivo apresentou-se para a Região Centro Sul: Elaine Dias Menegola do Procon de Pato Branco e Willian De Liberalli, do Procon de Coronel Vivida.
Além disso, pela Região Oeste: Pedro Maria Martendal de Araújo do Procon de Cascavel e Claudinéia Pliacekos, do Procon de Foz do Iguaçu. Já para a Região Noroeste: Sidney de Souza Jardim, do Procon de Campo Mourão, Thiago Mota, do Procon de Londrina, Deybson Bitencourt, do Procon de Umuarama, Carlos Eduardo Balliana, do Procon de Paranavaí e Thiago Alvaro da Silva, do Procon de Mandaguari.
Ademais, pela Região Leste: Sâmara Arruda, do Procon de Araucária. E por fim, Região de Campos Gerais: Micheli Oaniéski Viganó ,do Procon de União da Vitória.
Leia outras notícias no Portal RSN.