22/08/2023
Cotidiano Paraná Região

Paraná é o 3° Estado que mais derrubou floresta no 1° semestre de 2022

Nova Laranjeiras com 121 e Pinhão com 50 hectares estão entre os sete municípios que mais desmataram no Estado entre janeiro e junho de 2022

desmatamento-pr-RPC

derrubou floresta

Paraná é o 3° Estado que mais derrubou floresta no 1° semestre de 2022 (Foto: Reprodução/RPC)

O Paraná é o 3° Estado que mais derrubou floresta no primeiro semestre de 2022 com 1,6 mil hectares de Mata Atlântica desmatados. Conforme um levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica, o Paraná só não desmatou mais que os Estados da Bahia e Minas Gerais.

Entre janeiro e junho deste ano, Bocaiúva do Sul foi o município com maior área derrubada (122 hectares). Logo em seguida vem Nova Laranjeiras com 121 hectares de desmatamento. Entre os municípios da Região, Pinhão também chama atenção com 50 hectares de mata derrubada, ficando em 7° lugar no ranking do Paraná.

De acordo com o levantamento do boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, consolidado no MapBiomas Alerta, houve desmatamento de 1.607 hectares no Paraná no primeiro semestre. Entre o ano passado e 2020, segundo a Fundação, foi desmatada uma área no Estado equivalente a três mil campos de futebol.

Além disso, o Estado teve 465 alertas e ficou atrás somente de Bahia, com 7.412 hectares cortados, e Minas Gerais, que registrou derrubada de 5.535 hectares no período analisado. Ainda conforme a análise, o desmatamento no Paraná se concentra em três áreas: na Região Oeste, na Central e também na Região Metropolitana de Curitiba.

(*Com informações do Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.