22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Energisa muda layout da conta de energia em Guarapuava

O modelo inibe fraude de contas falsas e as informações fiscais da conta ficam em cima, já na parte inferior estão os dados para pagamento

O modelo inibe fraude de contas falsas e as informações fiscais da conta ficam em cima, já na parte inferior estão dados os para pagamento (Foto: Ascom/Energisa)

A Energisa mudou o layout da conta de energia para garantir segurança para os clientes em Guarapuava. O modelo implementado este mês, inibe fraude de contas falsas, dando as informações fiscais da conta ficam em cima. Já na parte inferior, estão dados para pagamento.A mudança ocorreu conforme a determinação do governo, em que a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica (NF3-e).

Na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento. Desse modo, possibilitando o acompanhamento on-line da conta, em tempo real. Isso garante a confiabilidade das informações e do documento entregue ao cliente, inibindo fraudes. O novo modelo de conta já está operando em outras unidades da Energisa e todas as distribuidoras do país terão que se adaptar.

O QUE MUDOU

A primeira mudança será no alto da conta. Nele, terá uma faixa laranja com os dados da Energisa. Os dados da Unidade Consumidora (UC) virão logo abaixo. Esse número não muda. Já o nome do documento deixa de ser apenas Nota Fiscal, passando a ser descrito como Documento Auxiliar da Nota Fiscal (DANFE).

Além disso, haverá um novo QR Code, também na parte de cima. Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente terá acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do Paraná. Esse QR Code também serve para que o cliente verifique se a conta que está recebendo é verdadeira ao conferir os dados. O restante continua no mesmo lugar.

HISTÓRICO DE CONSUMO

Todos os outros dados da conta, como histórico de consumo continuam na conta, logo abaixo dos dados fiscais. Mas, na parte final da fatura é que estão o QR Code para pagamento via PIX ou o código de barras. Ou seja, no QR Code de cima, há os dados fiscais da conta.

O que fica lá embaixo é para pagamento com PIX da Energisa, onde o cliente ainda pode concorrer a “Um ano de conta grátis”. Para saber mais sobre a nova conta, o consumidor pode buscar as agências ou dos  canais da Energisa. De acordo com a empresa, todos estes meios foram reforçados para apoiar o consumidor.

Portanto, em caso de dúvidas sobre a nova fatura ou outros serviços, o cliente pode entrar em contato com a Energisa pelo site. Além disso, o cliente pode usar o aplicativo para celular Energisa On, bem como o WhatsApp (Gisa) ou o Call Center pelo número 0800 70 10 326.

ORIENTAÇÕES

A empresa ressalta a importância de entender a conta de energia e a composição da fatura, uma das principais dicas para acompanhar o consumo. Assim, identificando gastos extras no dia a dia e adotando práticas para economizar.

O Histórico de Consumo, por exemplo, possibilita que o cliente faça um comparativo da média de energia consumida em relação aos últimos 12 meses e verifique se está utilizando mais ou menos energia no dia a dia, comparando sempre com os meses anteriores.

Dessa maneira, o cliente consegue analisar o consumo e pode reavaliar os hábitos diários em busca de uso consciente e economia. Mas, é importante analisar a quantidade de dias faturados, pois o período de leitura pode variar entre 27 e 33 dias. Essa informação também está disponível na conta.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.