Para aumentar a proteção contra o coronavírus, o Ministério da Saúde ampliou o esquema vacinal contra a doença. Dessa forma, pessoas imunocomprometidas com 40 anos ou mais devem tomar 5ª dose do imunizante a partir de segunda (26) em Guarapuava.
Contudo, essas pessoas devem ter tomado a quarta dose da vacina há pelo menos quatro meses. Portanto, segundo a Secretaria de Saúde de Guarapuava, todos devem ficar atentos para as condições imunossupressoras e que dão direito à dose da vacina.
Assim, dentre as comorbidades, destacam-se: Imunodeficiência primária grave; Tratamento de quimioterapia para câncer; Transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e portadores de HIV/Aids.
Assim como pessoas que usam corticóides em doses de 20 mg/dia ou mais de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; drogas modificadoras para o sistema imune e drogas modificadoras da resposta imune. Além de comorbidades autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias e pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
OUTRAS DOSES
Além disso, a Saúde também aplica 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses na próxima segunda (26) até sexta (30). A aplicação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (Ubs’s), incluindo o Cisgap. O vacinação vai ser das 9h às 12h e das 13h às 17h. Todas as doses disponíveis são limitadas e a entrega de senhas encerra uma hora antes de a unidade fechar.
Para receber a dose do imunizante, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH), CPF, Carteirinha de Vacinação e o cartão SUS. Por fim, confira o cronograma completo:
Leia outras notícias no Portal RSN.