Com um plano de governo estruturado, Josiel Lima é a novidade do cenário político de Guarapuava e Região. Nas eleições deste ano ele estreia na política partidária. Por isso o nome dele era desconhecido para o eleitor. Contudo, graças ao trabalho consistente as propostas do candidato repercutiram não só em Guarapuava, como no Estado.
De acordo com Josiel, ele montou o planejamento segundo as demandas da população e dos diferentes setores que transita. Assim, o plano de ações dele contempla as áreas do agronegócio, da educação, da saúde e da tecnologia e inovação. E ainda, da infraestrutura e economia.
Conforme a assessoria de comunicação do candidato, a Região de Guarapuava é o polo do Centro-Sul do Paraná. Por isso era necessário pensar em propostas de trabalho que contemplassem os diversos segmentos da sociedade.
Nossos empresários, produtores, o povo trabalhador não merece ser tratado com pouco. Merecemos o que nos pertence pelo valor que temos.
UMA VIDA DE DESAFIOS
Filho de mãe merendeira e pai operário ‘chão de fábrica’ como se descreve, Josiel Lima teve uma infância humilde. “Eu sempre digo que, apesar da minha realidade, meus pais me proporcionaram o básico e o essencial para se tornar o homem que sou hoje”. Além disso, desde cedo ele começou a trabalhar e investir nos estudos.
Por isso que, por esse papel fundamental que a educação exerceu na vida dele, ele pretende fazer parte da Bancada da Educação. “Entendo que o compromisso com a qualidade de ensino está alicerçado na educação básica sem descuidar da educação infantil e do ensino superior”.
Nascido e criado na Vila Esperança no Distrito de Entre Rios, o caçula de cinco irmãos começou a trabalhar aos 14 anos. Obstinado e focado a conquistar mais, ele passou a fazer cursos técnicos. Em seguida veio a primeira graduação de Administração. Depois ele estudou Contabilidade e por fim se formou Engenheiro Agrônomo. “Era o meu sonho”.
Contudo ele sabe que para uma pessoa ter acesso ao ensino de qualidade também é necessária uma boa condição econômica. Desse modo, para evitar a exclusão social e proporcionar o crescimento da economia, Josiel defende a criação de projetos para a geração de emprego e renda.
Já para a classe produtiva, ele propõe uma reanálise da carga tributária excessiva existente sobre o imposto de renda. De acordo com o candidato, a burocracia na abertura de novas empresas é outro ponto que estrangula a economia brasileira.
NOVOS ARES
Atualmente Josiel é empresário do comércio e agricultor. Como produtor ele defende a concretização do novo traçado da Ferroeste, assim como a duplicação da BR-277 e a redução da taxa do pedágio para melhorar a logística de transporte. Bem como a adequação do Aeroporto de Guarapuava para aeronaves de maior porte.
Hoje apenas 20% das cargas exportadas do Paraná chegam aos portos por trem. Com a Nova Ferroeste esse número deverá saltar para 60%. Beneficiando assim, a indústria madeireira de Guarapuava e Região.
Além disso, essas mudanças também contribuiriam no setor do agronegócio. Isso porque, segundo o candidato, melhoraria a logística e infraestrutura da área, assim como no escoamento dos produtos e redução dos custos de produção.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Em Guarapuava e Região há um celeiro de talentos. Por isso, segundo Josiel, é preciso correr atrás de projetos como o Cilla Tech Park. “A inovação tecnológica não promove transformações sozinha. Responsáveis pela geração de novas ideias, as pessoas precisam de capacitação, de recursos, de projetos que as motivem”.
Por fim, o plano de ações de Josiel Lima também contempla a área da Saúde. Sabendo da realidade do povo, de enfrentar filas de consulta e a falta de médicos ele pretende trabalhar por mais recursos de custeio nas unidades de saúde, assim como para a construção e custeio de UPA’s nos bairros.
Eu sei muito bem quais são as atribuições de um deputado federal, estou ciente do que se deve e do que se pode fazer. Por isso fui na base para o meu trabalho na Câmara dos Deputados ouvindo a população.
POLÍTICA
Em 2018 um movimento nasceu em Entre Rios com a motivação de lançar Josiel Lima como candidato a prefeito de Guarapuava. Contudo ele recusou.
Eu precisava primeiro organizar minha vida e deixar minha família confortável. Eu não conseguiria levar adiante uma campanha sabendo que minha esposa, meus filhos e minha mãe não estivessem tranquilos.
No início de 2022 a proposta voltou a rondar Josiel, e dessa vez ele decidiu aceitar o desafio. “No início nosso intuito era fazer uma campanha competitiva, mas com o sucesso do nosso trabalho decidimos fazer uma campanha vitoriosa”.
Com o apoio de diversas lideranças estaduais, como Ratinho Junior e Norberto Ortigara, Renato Adur, Orlando Pessuti, entre outros, Josiel Lima lançou candidatura a Deputado Federal.
Guarapuava e Região estão sem um deputado federal há oito anos. Eu entendi que esse era o momento de voltarmos a ter representatividade e captar mais recursos. Tem muito candidato que vem pra cá [Guarapuava] de quatro em quatro anos só para conseguir votos. Mas depois de eleitos esquecem da nossa gente, e se lembram, enviam emendas que, sinceramente, são migalhas.
Leia outras notícias no Portal RSN.