Domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, começou sem ocorrências em Guarapuava. Até agora, a Operação Eleição 2022 registrou uma compra de votos no Paraná. As quatro bocas de urna anunciadas no começo da manhã não foram confirmadas.
Mas o eleitor que acordou cedo para exercer a cidadania, enfrentou fila longa em algumas seções da cidade. Na Unicentro no campus Santa Cruz, havia filas nas seções. No Colégio Nossa Senhora de Belém no Centro de Guarapuava, o eleitor precisou ter paciência para votar.
O fim da manhã deste domingo também registrava longas filas. Cerca de 8,5 milhões de pessoas devem ir às urnas hoje nas 399 cidades do Paraná.
CIDADANIA
No Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, não foi diferente. Além disso, diferente de outras eleições onde havia aquele burburinho na fila ou em rodas após a votação, esse ano o eleitor está quieto. “Só vi pessoas caladas, quietas, com semblante de desânimo”, comentou uma eleitora.
Apesar de não ser obrigado a votar devido a idade, o jardineiro Ataíde de 86 anos não abriu mão do direito. “Vou exercer a minha cidadania”.
VOTO DOS CANDIDATOS
Conforme as informações, no Paraná o candidato à reeleição ao governo do estado Ratinho Junior (PSD) votou acompanhado da esposa e filhos. Requião (PT) também já votou acompanhado da esposa Maristela e do filho Maurício. Em Guarapuava, os candidatos a deputado estadual Dr. Antenor (PT) já votou.
Assim como o candidato a deputado federal (MDB) Josiel Lima, que estava acompanhado da esposa Patrícia. Conforme as informações, a deputada estadual e candidata a reeleição Cristina Silvestri (PSDB) está percorrendo as seções.
BRASIL
Em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, o candidato Lula (PT) votou em São Bernardo do Campo/SP, no início da manhã. Depois concedeu uma coletiva. Jair Bolsonaro (PL) votou na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em seguida retornou para Brasília de onde acompanhará a votação.
Por fim, a senadora Simone Tebet (MDB) votou em Campo Grande (MS). Ciro Gomes (PDT) em Fortaleza/CE. E Felipe d’Ávila (Novo) em São Paulo.
Leia outras notícias no Portal RSN.