22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Conferência debate direitos das crianças e adolescentes em Guarapuava

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente começou pela manhã desta quarta (26) e vai até as 17h

confe

Conforme a Secom, a conferência vai até as 17h (Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Começou hoje (26) pela manhã, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava. O encontro tem o objetivo de debater e avaliar políticas públicas relacionadas à proteção. Bem como, a defesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente.

A partir das 13h os participantes continuam o debate no Auditório Francisco Contini no campus Santa Cruz da Unicentro. O encontro vai até as 17h. Conforme a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), a conferência tem um tema central.

A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

Assim, entre os tópicos da conferência estão:

  1. Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
  2. Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da covid-19;
  3. Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas;
  4. Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
  5. Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da covid-19.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, a ocasião também tem o intuito de aproximar, ouvir e dialogar sobre as demandas e ideias de crianças e adolescentes do município.

Após as pré-conferências feitas nos bairros e distritos, 185 delegados adolescentes e 25 delegados crianças vão participar das discussões. Bem como, apresentar ideias e propor alternativas para esse público no município durante a conferência. Por fim, acompanhe a programação completa aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.