O primeiro suplente Rodrigo Estacho (PSD) vai ocupar uma das cadeiras de Deputado Federal. Natural de Guarapuava, mas morador de Turvo, Estacho obteve 47.015 votos. Desse modo, ele vai para Brasília representar o Paraná na vaga do deputado eleito Beto Preto.
Assim, Estacho será o deputado federal que vai representar Guarapuava, Turvo e Região. Ao lado dele, outros deputados também se comprometeram com os guarapuavanos como Gleisi Hoffman (PT) e Leandre Dal Ponte (PSD), Aliel Machado(PV) e Zeca Dirceu (PT).
De acordo com as informações, Ricardo Barros (PP) também estava para dar apoio, mas escolheu assumir a Secretaria de Indústria e Comércio a convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Com a nomeação, Beto Preto também vai assumir um cargo na gestão estadual na Secretaria de Saúde do Paraná. O secretário já estava à frente da pasta há três anos, inclusive, atuou com medidas na pandemia de covid-19.
ESTACHO
Nas eleições estaduais de 2018, Rodrigo Estacho foi eleito, com 43.088 votos, para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo Partido Verde (PV). Logo depois de assumir o mandato, ele compôs a Comissão de Turismo da Alep e também fez parte das Comissões de Cultura, Educação e Defesa dos Direitos da Juventude.
Em 2022, Rodrigo Estacho filiou-se no PSD, partido do governador do Paraná, Ratinho Junior e se candidatou a deputado federal. Mas como não obteve votação suficiente para uma eleição direta, Estacho sagrou-se como primeiro suplente da chapa.
(*Com informações do Portal Nossa Gente)
Leia outras notícias no Portal RSN.